sábado, 8 de março de 2008

CIRCUITO DE CONTROLE


Os microondas antigos controlavam o tempo de preparo dos alimentos através de uma chave acoplada a um motor de redução. O conjunto chave-motor recebe o nome de "timer mecânico". Os fornos atuais possuem um circuito eletrônico localizado numa placa de circuito impresso atrás do painel.
Abaixo vemos esta placa de controle num moderno forno microondas:

Nesta placa há um CI chamado microcontrolador. Como seu nome indica ele controla todas as funções do microondas como tempo de preparo, descongelamento, relógio, etc e acende um display mostrador que pode ser fluorescente ou de cristal líquido. Nesta seção falaremos sobre os principais componentes e os defeitos da placa de controle:
FONTE DE ALIMENTAÇÃO DA PLACA DE CONTROLE
Tem a função de fornecer as tensões contínuas necessárias para a alimentação da placa de controle. A fonte é facilmente achada na placa de controle através do trafo, 4 diodos e o capacitor de filtro (o maior eletrolítico da placa). Geralmente a fonte da placa fornece as seguintes tensões: 12 ou 24 VDC para os relês, 5 V para o CI micro e 2 ou 3 VAC para acender o filamento do display fluorescente. Se o forno usa display de cristal líquido não haverá a tensão de filamento.
Abaixo vemos o esquema de uma fonte usada num modelo de forno da "Sharp":


TRANSFORMADOR DA PLACA DE CONTROLE

Também chamado de "trafinho", este pequeno transformador recebe 110 ou 220 V da rede e fornece duas tensões no secundário: uma de 12 ou 24 V e outra de 3 V para o filamento do display fluorescente.
Abaixo podemos observar o aspecto físico e o símbolo deste componente:

Para testar este trafo a frio, use a escala de X1, meça os pinos do primário, o ponteiro deve indicar entre 100 e 500 Ω, os pinos do secundário de 24 V, o ponteiro deve indicar um pouco mais de 10 Ω e os pinos do secundário de 3 V, o ponteiro deve indicar menos de 10 Ω. Se o ponteiro não deflexionar em alguns dos enrolamentos, o trafo está queimado e a placa de controle não funcionará. Abaixo vemos como é feito o teste do trafo:

VARISTOR


O varistor é um resistor especial que altera a resistência quando a tensão nos seus terminais também é alterada. Na placa de controle há um varistor ligado em paralelo com o transformador. O varistor é especificado pelo seu limite de tensão. Para fornos de 110 V o varistor pode ser de 150 ou 175 V. Nos fornos de 220 V o varistor é de 300 V. Em condições normais de funcionamento sua resistência é muito alta. Quando a tensão da rede fica acima do valor nominal, a resistência do varistor diminui e ele amortece o pico de tensão no primário, impedindo-o de queimar. Quando a tensão da rede ultrapassa o limite do varistor, ele queima (entra em curto) e abre trilha que alimenta o trafo, desligando o forno imediatamente. Portanto o varistor funciona como um dispositivo de proteção do trafo da placa. Porém nada impede do trafo queimar junto com o varistor durante uma sobrecarga violenta no primário.
Abaixo vemos o aspecto e como testar este componente em X10K:


RELÊS DA PLACA


O relê é uma chave magnética, ou seja, acionada por uma bobina. O forno possui pelo menos dois relês na placa de controle: um deles, o maior, para alimentar o trafo de A.T. e outro menor para alimentar os motores e a lâmpada. Abaixo vemos estes componentes e o símbolo:


ACIONAMENTO DOS RELÊS DA PLACA DE CONTROLE


Cada relê é acionado por um dois transístores que recebem uma tensão de acionamento na base vinda de um dos pinos do CI micro. Abaixo vemos o exemplo de um circuito de acionamento usado por um dos microondas da "Sharp":



IC1 é o CI micro. RY1 é o relê dos motores e lâmpada. RY2 é o relê do trafo de A.T. Os transístores Q80 a Q82 são os acionadores dos relês. São transístores digitais que funcionam como chave liga/desliga. Quando o pino 16 do CI fica com 0 V, não polariza a base de Q82. Este transístor não conduz e não passa corrente pela bobina do relê do trafo de A.T. Ao apertar a tecla "LIGA" do painel, o pino 16 passa para 5 V, polariza a base do transístor Q82. Este conduz e faz circular corrente na bobina do relê do trafo de A.T., ligando o circuito do magnetron. Este processo também ocorre de forma semelhante nos transístores Q80 e Q81 para acionar os motores e a lâmpada do forno.

TESTE DOS RELÊS

Existem duas formas de testar o relê: Uma delas é a frio. Coloque o mitter na escala de X10, meça os dois pinos da bobina. O ponteiro deve indicar entre 100 Ω e 1K. Se o ponteiro não mexer, a bobina do relê está aberta. A seguir use a escala de X10K e meça os terminais da chave. O ponteiro não deve mexer. Se mexer, o relê está em curto. Também podemos testar o relê com o forno ligado. Quando o relê atracar, meça os pinos da chave em X1. Se o ponteiro for até o zero, o relê está funcionando. Se isto não acontecer, o relê está com defeito.
Abaixo vemos estes testes:


9 comentários:

Meire Fagundes disse...

Em tempo algum conheci alguem com uma inteligencia tão extraordinária como a sua,Parabens ao mundo por você existir.suas pesquisas e divulgações são incríveis,acompanho seu brilho das arquibancadas da vida,torcendo por você.entre em contato com meu jornal,tenho certeza de que suas ideias são de muito interece para todos nós.
meire Fagundes---barcosnoticias@gmail.com-- ou wwwradiobarcosfm.com.br----97446200

Meire Fagundes disse...

sou muito honrada em poder dizer que sou sua amiga.a toda sua familia, votos de saude, paz, felicidades e que este brilho resplandeça cada vez mais.suas pesquisas são de uma grandiosidade incrivel, seu trabalho, seu carater e sua conduta, digno de um ser evoluido, como você é.obrigada por existir

sandro disse...

olá boa tarde queria saber como comprar uma plca de comtrole nova pra o meu microondas modelo panasonic picolo. meu imail, sandro_vagner@hotmail.com pode me add no meu msn um abraço sandro.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

olá! boa-noite! preciso urgente que alguém me ajude, ja procurei em vários lugares e ñ consigo encontrar onde comprar uma placa de controle de micro-ondas, desde ja o meu múito obrigado!

Anônimo disse...

silvão disse...
oi! boa-noite,!gostaria de saber onde comprar placas de controle,ou peças para micro-ondas, se vc me ajudar ficarei múito grato, obrigado.meu email...silvio217@gmail.com

Jorge Muniz disse...

São pessoas desse tipo que o nosso Brasil precisa, com muita inteligência e sabedoria para dividir seus conhecimentos, não lhe conheço pessoalmente mas lhe agradeço desde de já, porque sua capacidade de ajudar o próximo é muito grande, continue assim só temos que lhe agradecer. Abraços Jorge Muniz SP

Unknown disse...

Alguém sabe me dizer o valor do varistor do Microondas Sharp RB3s16WA de 110 volts?

Info Serviços disse...

Excelente trabalho, parabéns!