domingo, 9 de março de 2008

PARTE MECANICA

É formada pela cavidade, gabinete, painel, porta e seus componentes e as bases de sustentação. Abaixo destacamos os componentes que formam a parte mecânica de um forno microondas:


CAVIDADE DO FORNO MICROONDAS

A cavidade é o recipiente metálico que sustenta todos os componentes do microondas e dentro da qual os alimentos são aquecidos. A cavidade reflete as microondas emitidas pelo magnetron sobre o alimento colocado dentro. O tamanho da cavidade é indicado em litros e determina o tamanho do forno. Assim temos fornos de 26 litros, 30 litros, 34 litros, 45 litros, etc. Dentro da cavidade temos a tampa guia das ondas que pode ser de mica ou de plástico para evitar a entrada de sujeira nos dutos onde passam as ondas. Abaixo vemos o aspecto físico de um tipo de cavidade e a tampa guia de ondas:



PORTA DO MICROONDAS

A portas é feita de ferro com pequenos furos. No vão da porta são encaixados os trincos para o travamento junto com a respectiva mola. Na frente da porta vai encaixada ou parafusada um visor de acrílico. Na parte interna temos um plástico adesivo usado para evitar o acúmulo de vapor d'água no visor acrílico. Em volta da porta temos a moldura plástica para vedar a saída das microondas. Abaixo vemos o aspecto físico deste componente:



COLOCAÇÃO DOS TRINCOS DA PORTA

Para colocar os trincos devemos retirar a moldura de plástico em volta da porta e encaixá-los nos pinos que ficam dentro do vão da porta junto com a sua mola. Há fornos que usam dois trincos individuais e os que usam um trinco único. Abaixo vemos o esquema de colocação deste componente e os tipos já citados:


ALINHAMENTO DA PORTA

A porta é fixada na cavidade através de dobradiças. Devemos alinhar a porta perfeitamente com a parte da frente da cavidade conforme visto abaixo e só após isto apertar os parafusos das dobradiças.Verifique se após o ajuste, os trincos acionam as microchaves quando a porta estiver fechada.


PAINEL

Normalmente o teclado de membrana é colocado na frente do painel. A placa de controle vai parafusada atrás. A tecla é encaixada junto com a mola na parte de baixo do painel para abrir a porta. Abaixo vemos as peças que compõem o painel de controle do microondas SHARP:


GABINETE

É uma tampa metálica que encerra todos os componentes do microondas. Vai parafusada na cavidade e a cor pode ser branca, marrom, creme, grafite, etc. Geralmente a cor do gabinete acompanha a cor do painel do forno. Abaixo vemos o aspecto deste componente:


Nenhum comentário: